Título: O Oceano no Fim do Caminho
Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Autor: Neil Gaiman
Nº de Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5





...as pessoas mudam tanto quanto os oceanos.

Um homem acaba de sair de um funeral e dirige sem rumo por Sussex, cidade onde passou a infância. De repente se da conta de que o tempo todo ele esteve dirigindo para apenas um lugar. Passando pela velha casa que não existe mais, ele chega ao fim do caminho, na fazenda das Hempstock. É lá que ele reencontrará o antigo lago, que um dia foi seu oceano. E é lá que as lembranças de seus sete anos retornarão.

É muito fácil colocar-se dentro dessa história porque o livro é narrado em primeira pessoa e Neil Gaiman não nomeia seu protagonista, portanto ele poderia ser qualquer um de nós. Sabemos apenas que ele foi uma criança sem amigos e que gostava muito de ler.

Eu não era uma criança feliz, ainda que, de vez em quando, ficasse contente. Vivia nos livros mais que em qualquer outro lugar.

Algumas pessoas insistem em dizer que o livro é narrado por uma criança e além disso, criticam a narração alegando que a criança parece muito "madura" para o cenário que descreve. Está muito claro que o livro é narrado por um adulto voltando às memórias de seus 07 anos. Algumas lembranças são tão intensas que a narrativa torna-se ora infantil, ora adulta, mas não podemos esquecer que hoje, nosso protagonista é um homem de 47 anos.

Desde pequeno eu sempre pegava várias ideias emprestadas dos livros. Eles me ensinaram quase tudo o que eu sabia sobre o que as pessoas faziam, sobre como me comportar. Eram meus professores e meus conselheiros. Nos livros, os garotos subiam em árvores, então eu subia em árvores, às vezes muito altas, sempre com medo de cair. (...)

Você vai amar ou odiar O Oceano no Fim do CaminhoEsta é uma história para ser sentida e se você não conseguir se colocar dentro dela, esqueça. São memórias sombrias e duvidosas criadas dentro da mente fértil de uma criança e é assim que deve ser lida: por uma perspectiva infantil.

A maioria de nós (eu, inclusive) tem o hábito de procurar um sentido concreto para cada história lida. Esperamos sempre pelo "final sem pontas soltas". O Oceano não te dá esse final e é aí que muitas pessoas se decepcionam porque esperam e dependem de uma explicação que não virá.

Minha vontade foi reler a história assim que cheguei à última palavra dos agradecimentos. Quero, ainda que em vão, investigar a fundo cada palavra desta fábula que me levou para um mundo completamente novo onde eu não soube qual era o limite da realidade e da fantasia. Apesar de achar que talvez, essa seja justamente a mágica da coisa.

Depois dessa chuva, ou melhor, deste mergulho de criatividade e diante de tantas opiniões divergentes sobre o livro, só posso supor que cada um tem seu próprio oceano no fim do caminho. E respeito a opinião dos que não se deixaram levar pelos sentimentos ocultos que este livro tão pequeno, mas com uma história tão grande, é capaz de despertar.


Dedico essa resenha a mim mesma que, desde que comecei a escrevê-la, recebi a visita de umas 300 pessoas dispostas a conversar, e mesmo assim consegui chegar ao final. Nunca desista de suas resenhas!

Beijos
Lu


Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

7 comentários:

  1. Esse livro tem a capa mto linda! Que bom que vale a pena comprar (:
    Beijo!
    http://staffbooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-assassins-creed-renascenca.html

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a resenha e pela primeira vez eu me interessei por esse livro hehe! Muito interessante (:

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que vejo com uma visão totalmente diferente e otimista, e ela foi o suficiente para me fazer decidir o lugar desse livro em minha estante. Ainda não li nenhum livro do autor, e espero profundamente gostar da história que será apresentada. Porque você definitivamente me cativou com essa resenha. E por isso espero encontrar meu oceano no fim do caminho. Parabéns!

    Beijos
    Yasmim - http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro na Saraiva Online ontem e aguardo ansiosamente pela chegada dele. Adoro essa capa, acho linda. Tenho muita vontade de conhecer a escrita do Neil Gaiman, só vejo comentários positivos sobre esse autor. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii Lu, faz tempo que estou querendo ler esse livro!
    Eu adorei tua resenha!
    Me deixou ainda mais motivada para ler!
    Beijos!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!
    Primeiro: Essa capa é muito bonita, não?
    Segundo: Eu já li e me apaixonei! Com certeza eu daria 5 canecas de hidromel e mais um barril cheio!
    Terceiro: Sua resenha ficou muito boa, parabéns!
    Quarto: Ando meio ocupado, então não consegui passar no mercado pra comprar as coisas pro bolo, desculpa!
    Quinto: Só vai até o quarto!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é maravilhoso! Acho que já havia comentado isso hahaha. Neil é um mestre, grande escritor.

    Parabéns pela resenha ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo