----------------------------------------------------------------------------
Esta é uma postagem relacionada ao Desafio: Duelo de Titãs #3.
----------------------------------------------------------------------------

Título: Orgulho e Preconceito
Título Original: Pride and Prejudice
Autora: Jane Austen
Nº de Páginas: 374
Editora: Nova Fronteira (versão que eu li)
Nota: 4/5






O livro conta a história dos Bennet, uma família de poucos recursos, cuja matriarca tem como seu maior objetivo de vida, arrumar um bom casamento para todas as suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Lidya e Kitty.

Quando Charles Bingley, um jovem solteiro e rico, muda-se para uma mansão vizinha à casa dos Bennet, a Srª Interesseira Bennet fica eufórica e vê a possibilidade de apresentar-lhe sua filha mais bonita, Jane. Alguém por quem o Sr. Bingley poderia facilmente se apaixonar.

A família Bennet e o Sr. Bingley se encontram em um baile onde ele conhece Jane e, de fato, é fisgado pelos encantos da moça. No mesmo baile, encontram-se as irmãs de Bingley, Caroline e Luisa, e seu amigo mais próximo, Fitzwilliam Darcy

No primeiro momento, somos incentivados a acreditar que Darcy não passa de um homem de nariz empinado, que se acha melhor do que as demais pessoas presentes. Mas no decorrer do livro podemos conhecer um pouco mais sobre sua real personalidade, que apesar de reservada é encantadora.

Darcy e Elizabeth Bennet passam boa parte da história trocando farpas disfarçadamente educadas. Ambos têm uma personalidade muito forte.

Elizabeth é uma mulher a frente do seu tempo. Apesar dos esforços da mãe, o casamento por conveniência está fora de cogitação em sua vida. Ela busca alguém que possa amar de verdade e é tomada por um leve interesse pelo jovem militar Wickham, até descobrir sua antiga ligação com Darcy e o que os levou a se distanciar. Mesmo motivo que faz com que Elizabeth perceba o quanto esteve enganada e faz com que ela mude seu foco, de Wickham para Darcy.




Publicado pela primeira vez em 1813, Orgulho e Preconceito traz personagens marcantes para sua época.
O livro escrito por Jane Austen, romancista mundialmente famosa,  tem histórias intercaladas que nos levam a crer que aqueles que se julgam os mais espertos são, na verdade, os que estão mais propícios ao fracasso, sobretudo ao fracasso emocional. Sr. Collins, um irritante e puxa saco primo distante das irmãs Bennet, é um belo exemplo dos que erroneamente se julgam melhores.

As relações afetivas descritas no livro podem parecer superficiais, tendo em vista que hoje em dia, a maioria dos romances é bem intensa e traz descrições bastante reais de relações sexuais, mas é justamente isso que torna a história tão diferente e cativante pois, os sentimentos ficam discretamente no ar apenas para serem absorvidos pelo leitor.

Todos os diálogos transpassam ao leitor os costumes da época e é possível transportar-se para este mundo onde a autora descreve pessoas que vivem em função de aparências e dinheiro, sem se importar com as consequências destas atitudes. Uma história tão antiga e ao mesmo tempo tão atual.






Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

10 comentários:

  1. Oii, Luciana! Sou louca para ler esse livro e nunca tive oportunidade. Adorei a sua resenha. Quero pra ontem!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana!
    Já li e vi o filme desse clássico da jane Austen e gosto muito da história e dos personagens, Mr. Darcy é vida! haha E a Elizabeth é uma personagem que admiro tbm.
    Isso que vc falou sobre as relações superficiais é verdade, mas a autora narra tão bem os sentimentos e deixa as coisas tão no ar que é um amor esse livro kk
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana!
    Eu amo clássicos e esse tem um lugar especial no meu coração <3
    Adorei a sua resenha, foi bem objetiva e expressou bem o meu sentimento quando li o livro, parabéns!
    Beijos ^^
    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana,
    Esse livro é incrível! É o melhor livro que já li e duvido que apareça um que me cative tanto quanto Orgulho e Preconceito. Sou apaixonada pelo romance do sr. Darcy com Elizabeth. Os diálogos desse livro são muito inteligentes e por trás dessa história maravilhosa, as criticas que a autora faz são essenciais para aperfeiçoar esta obra.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito de ler clássicos, mas estou desejando demais os livros da Jane Austen. De tantos comentários positivos sobre ela que eu vi, imagino que seja uma autora fantástica. Essa foi a primeira obra dela que eu ouvi falar, mas ainda não tive chance de comprá-la. Tenho muita curiosidade sobre a escrita da Jane. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lu ainda não consegui ler esta obra tão linda. Sua resenha ficou perfeita, ou seja, esse mês levaremos a melhor hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciana,
    Ainda, infelizmente, não li nada da Jane Austen mas sem duvidas quero começar por Orgulho e preconceito.
    Praticamente todas as resenhas e comentários que já vi foram mais que positivos e morro de curiosidade sobre a escrita e desenvolvimento da Austen!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada de Jane Austen e acho isso imperdoável, uma falha no meu caráter (rsrsrrs)
    Mas pretendo sanar essa falta em breve!!

    beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ja tentei ler o livro uma vez mas infelizmente ele não prendeu da forma esperada. Pretendo dar uma outra chance e fico feliz em saber que voce gostou.
    Beijos
    Guilherme - leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciana!
    Esse livro é muito bom, um dos meus favoritos, e com certeza, o melhor é que conseguimos mergulhar na história com tantos detalhes da época. Sou super apaixonada pelas obras da Jane Austen, ela é muito diva hahaa

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo