Título: Cidade das Almas Perdidas (Vol 5)
Título Original: City of Lost Souls
Autora: Cassandra Clare
Nº de Páginas: 434
Editora: Galera Record
Nota: 5/5





"Nenhum homem escolhe o mal porque é o mal.
Ele apenas o confunde com felicidade, o bem que procura."
(Mary Wollstonecraft - Epígrafe)


Somente uma força interna muito forte poderia ser capaz de fazer com que uma pessoa se sacrificasse tanto em nome de outra, como Clary faz por Jace. Portanto acredito que aqui, a frase citada em Cidade dos Anjos Caídos seja ainda mais propícia:

Vocês se amam, qualquer um percebe só de olhar; o tipo de amor que pode incinerar o mundo ou erguê-lo em glória. (Cidade dos Anjos Caídos)

Clary e a "Equipe do Bem" (composta por um casal instável juntamente com Simon e Izzy), estão se esgueirando em meio a uma potente força demoníaca que move o filho de Valentim e se afundando cada vez mais em uma batalha onde Caçadores de Sombras cansados de servirem ideais que não os favorecem, resolvem se juntar ao lado negro, prestes a formar uma equipe maligna e indestrutível.

A Lei é dura mas é a Lei.

Dura e, muitas vezes, ironicamente injusta. Importando-se apenas em aniquilar aquilo que ameaça seu poder, mesmo que em meio a essa batalha, algumas boas pessoas também acabem sendo eliminadas.

Mais uma vez, os Lightwood têm que buscar ajuda e fazer justiça com as próprias mãos pois não podem contar com a Clave. E, copiosamente, o auxílio vem de um membro do Submundo.

Engraçado como mesmo aqui, na pura ficção, os cidadãos sentem-se inseguros em confiar naqueles que seriam, teoricamente, seus representantes no poder. Pelo jeito, Caçadores de Sombras estão bem mal de governantes, assim como nós, meros mundanos


— Há mil anos o Anjo nos deu seu sangue, para nos tornar especiais, nos tornar guerreiros. Mas não foi suficiente. Mil anos se passaram e ainda nos escondemos nas sombras. Protegemos mundanos que não amamos de forças sobre as quais continuam ignorantes, e uma Lei antiga e engessada nos impede de revelarmos que somos seus salvadores. Morremos às centenas, sem agradecimentos, sem que ninguém além dos nossos nos preste homenagens, e sem poder recorrer ao Anjo que nos criou. (...) — Sim. Ouso dizer. O Anjo que nos criou não vai nos ajudar, estamos sozinhos. Mais sozinhos até mesmo do que os mundanos, pois como um de seus grandes cientistas uma vez disse, são como crianças brincando com pedras em um litoral enquanto ao redor deles um imenso oceano de verdades permanece inexplorado. Mas nós conhecemos a verdade. Somos os salvadores desta terra e deveríamos governá-la.

O desdobramento dos acontecimentos só nos faz perceber o quanto o Jace durão pode se tornar frágil, principalmente quando as ameaças envolvem aqueles que ama. Mas mesmo a fragilidade não é capaz de anular a sagacidade e a coragem de um guerreiro disposto a tudo para proteger o mundo das insanidades de seu pseudo-irmão condenado às sombras.

Um livro intenso e revelador, caminhando para um desfecho que provavelmente será feito com chave de ouro, já que os fatos que ficaram em aberto são os mais importantes até aqui.

Estou escrevendo esta resenha agora, ao finalizar o livro. A cartada final me surpreendeu e estou me segurando pra não começar a ler Cidade do Fogo Celestial agora mesmo. Essa Cassandra é demais!



Beijos
Lu



Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

11 comentários:

  1. Sabe que tem resenha que me deixa com vontade de ler essa série e outras que não me deixam...
    A sua me deixou com vontade de ler! pelas suas palavras parece ser intrigante!! :)
    Bjs, Lu -
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OMG! Será que só eu não gosto dessa série?
    Todas as minhas amigas adoram! E todas as blogueiras que vejo resenhando também curtem...
    Talvez eu tenha lido no momento errado da minha vida.
    Mesmo assim adorei sua resenha.
    Um grande beijo,

    http://www.naqueleoutono.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não comecei a ler essa série, confesso que sempre que penso nela a preguiça bate e fala mais alto, há. Sem falar na preguiça e falta de dinheiro pra comprar todos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olááá!
    acho que gostei tanto dos tres primeiros livros da série!
    e me apaixonei pelo amor de Jace e Clary. mas quando li Cidade das almas perdidas e cidade dos anjos caídos... não achei na mesma altura... tinham acabado com o Jace que eu gostava tanto!
    COOOONTUDO, eu adorei o ultimo livro! espero que você vá mesmo correndo ler, que vale super a pena!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Eu não li essa série, e por mais que leia resenhas apaixonadas como a sua, não consigo me forçar a querer ler. Acho que sou eu meio cansada de séries.

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu

    Falar dessa série pra mim é bem complicado. Para resumir li os três primeiros livros da série e parei, pra mim já estava bom demais e todo o resto foi só enrolação da Cassandra Clare. Eu não aguentava mais tanto sofrimento e a Clary e o Jace naquele fica junto, separa.
    As pessoas falam bem, elogiam e sua resenha é prova disso, mas pra mim acabou em Cidade de Vidro.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu, tudo bem?
    Nunca li Cassandra Clare, acredita? Pelo seu escrito é uma autora e tanto.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luciana!
    Tenho apenas os três primeiros livros da série e apenas li "Cidade dos Ossos". Gostei, mas não foi uma leitura incrível. Acredito que a cada livro a história evolua mais. Ao menos é o que indica todas as resenhas que li (incluindo a sua agora).
    Acho linda essa capa e adoro a Clary e o Jace. <333
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Acho que já falei que a minha irmã é louca por essa série, eu preciso lê-la urgente!!!
    Gostei da sua resenha, só aumentou minha ansiedade rs
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aiii senhor jesus, eu parei no livro 3 e estou louca para ler os proximos livros *-*
    Bela resenha ^^
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. E porque não foi ler Cidade do Fogo Celestial? Corre lá, porque é tão bom quanto esse volume! Até melhor, em determinados detalhes, porque sinceramente a Clary e o Jace me tiraram do sério nesse livro, e por isso o Simon e a Izzy acabaram até virando meu casal favorito hahaha essa série toda é realmente maravilhosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de A Seleção, vem conferir!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo