1. Spoiler com boas intenções:


Exemplo 1: 

Leitor 1 encontra uma frase de um livro que ele nunca leu: Que frase mais linda!
Leitor 2 já leu o livro e, exaltado, diz: Ai meu Deus! Não leia essa frase! É spoiler!!!
Leitor 1: O quê? É spoiler?

O que antes os olhos do Leitor 1 viam como apenas uma frase linda e inocente, se transformou num turbilhão de pensamentos e agora sua mente batalha árdua e involuntariamente para descobrir onde é que essa frase se encaixa na história daquele livro!
Obrigada pelo spoiler do spoiler!


Exemplo 2:

Que coisa maravilhosa encontrar alguém que gosta do mesmos livros que você, não é mesmo?
Então você encontra uma pessoa que - ah! olha que coisa! - já leu o livro que você está lendo!!!
Papo vai, papo vem, o assunto acaba. Desconfortável com o silêncio, a outra pessoa tem a brilhante ideia de dar continuidade ao assunto e é aí que ela manda um:

"Não é o máximo quando eles se casam e têm filhos?"

Só que você ainda não chegou nessa parte.
Amigo, faz um favor, vai conversar com aquela plantinha ali, que ela ta muito calada.





2. Spoiler Sem Noção:


É quando a pessoa  lê o livro e acha que todo mundo também já leu.
Então ela não consegue se controlar e para expressar toda a sua revolta com aquele final trágico, o que ela faz?
Vai la na rede social, de preferência em uma comunidade literária pra ficar mais emocionante, e diz:

Cara!!! Eu não acredito que o (personagem principal) morre no final!





3. Spoiler Meio Disfarçado:


Primo do spoiler sem noção, o spoiler meio disfarçado é aquele que não te diz nada ao mesmo tempo que te diz tudo. É ele que te faz sentir ainda mais vontade de ler um livro, mas não porque o livro é bom e sim porque você tem medo de que venham mais spoilers. Terríveis spoilers explícitos. E pode acreditar, eles virão!

Exemplo:
"Eu fiquei triste no final desse livro. Chorei muito." (silêncio)
Colega, se você chorou muito no final do livro: alguém morreu, o casal principal não ficou junto ou houve algum outro tipo de separação (por morte ou não).
Convenhamos que não existe outro motivo para se chorar - de tristeza - no final de um livro. Com essa informação, basta você ter uma noção da sinopse e pronto, todas as suas esperanças de um "felizes para sempre" foram por água abaixo em apenas uma frase.



4. Spoiler Serial Killer:

Como o próprio nome já diz, esse tipo de spoiler mata finais surpreendentes. A pessoa aparece, te vê lendo e te fala o final. É assim, na lata mesmo. Porque maldade e piedade não combinam.





5. Spoiler Fake:


Sim, eles existem!
Spoiler fake é quando a pessoa resolve te contar um fato que simplesmente não consta no livro. Uma coisinha que ela mesma criou em sua mente fértil e resolveu disseminar pelo mundo literário.

Também pode acontecer quando a pessoa lê o livro, não entende nada do que leu e ainda sai espalhando falsos acontecimentos por aí.




6. Spoiler Telefone Sem Fio:


O original é assim:
O gato de Mariazinha foi passear. Após correr pelos telhados da vizinhança, voltou para sua casa, pulou a janela e dormiu.

Mas o que chega pra você é isso:
O gato de Mariazinha fugiu, quebrou o telhado da vizinhança, matou três ratos, encontrou uma gata de rua, foi embora e nunca mais voltou.



Muitas pessoas se sentem realizadas ao se depararem com um spoiler. E como já deu pra perceber, eu não sou uma delas. Já fui vítima de todos os tipos de spoilers citados. E foi o spoiler sem noção que deu origem ao nome do meu blog.
Às vezes é impossível fugir deles, principalmente ao resenhar um livro ou em discussões de grupos literários. Mas não custa nada colocar um AVISO DE SPOILER antes de mandar a bomba, não é mesmo, pessoal?

Besitos
Lu


Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

13 comentários:

  1. Oi Lu! Ameeei sua postagem! Super divertida e muuuito verdadeira! Acabei de sofrer o spoiler serial killer! Muito triste mesmo, principalmente se é aquele livro que você quer ler a bastante tempo e acha que vai ser o máximo! Fiquei super "chocha" agora! Mas....bola pra frente né?? rsrsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justo o spoiler serial killer, Mi?
      Que falta de sorte. Tomara que seja um spoiler fake. rs

      Bjss

      Excluir
  2. Háhá, ri muito do post!!
    Sou especialista em levar 'spoilers com boas intenções', preciso me benzer. Sério.
    ;)

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaio, você precisa rever suas companhias hein? kkkk

      :*

      Excluir
  3. Lu amada, rindo muito aqui hahaha
    Eu não ligo muito pra Spoiler não, leio com a mesma emoção :)
    Ameiii o post, me diverti horrores.

    Beijos Lindona!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/05/parceria-editora-suma-de-letras.html

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais desse post, ri bastante. Eu conheço outro tipo de spoiler, mas é para séries e filmes: O spoiler Sean Bean rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria spoiler Sean Bean? Fiquei curiosa? rs

      Excluir
    2. Também fiquei curiosa. Pena que ela não voltou pra dizer. haha

      Excluir
  5. Que postagem divertida, adorei! hahahha
    Spoilers são terríveis, também não gosto!
    Beijos
    livrosquefazemsonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHA!
    Oi Mari!
    Os spoilers são exatamente assim, quando você viu, já sabe o que vai acontecer e morre de raiva de quem falou!
    Acho pior spoiler de tooooooodos é falar que chorou muito, fico o livro todo esperando a cena que alguém morre, ou o drama. Volta e meia não acho nada demais no final do livro e além de tudo a pessoa faz eu me sentir uma insencível!

    Adorei o post!
    Um beijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom, adorei o post, vc escreve de uma maneira muito divertida.
    Ah, odeio spoiler mas não chego a ser "spoilerfobica" (minha irmã, por exemplo, não suporta nem os levinhos), as vezes eu mesma acabo lendo um ou outro mais leve por curiosidade mas tendo o cuidado de não ser nada que destrua a emoção toda.
    O problema é que tem MUITA gente que comenta aqueles que acabam com tudo, aí não sei se a é pessoa muito sem noção ou é se muito sem coração mesmo. Eu fiquei louca quando inocentemente li um Spoiler Serial Killer de O Caso dos Dez Negrinho da Agatha Christie, a pessoa simplesmente contou quem era o assassino em um livro policial! E o pior é que esse é considerado o melhor livro dela e com o final mais surpreendente. ¬¬ Teve outro dela que também contaram o final em Doctor Who e aí pronto, acabou o suspense. E nem vou comentar sobre A Culpa é das Estrelas que de tanta gente dando spoilers e fazendo citações já sinto como se tivesse lido... Infelizmente quase impossível fugir de spoiler, né? Estamos lá todos contentes lendo os comentários sobre uma coisa que não tem nada a ver e de repente alguém manda aquela bomba.

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciana. Primeira vez que venho ao blog e gostei muito, já estou seguindo. Sem falar desse post, ri demais com os tipos de spoilers. Não suporto spoilers, acho que eles tiram a emoção da história, sei lá não é a mesma coisa quando leio e não sei de nenhum spoiler. O spoiler meio disfarçado, até que não me importo, porque por mais que alguém diga que o livro é triste ou que chorou não dá para saber exatamente o porquê.
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  9. Oi! ^^
    Eu fui vítima do "spoiler meio disfarçado" quando estava lendo Harry Potter. Minha amiga, também fã terminou de ler primeiro e soltou: "você não vai gostar do final não". Tipo. Já tinha certeza que "O" meu personagem favorito ia morrer. Que ódio! Quase desisti de ler.
    O jeito quando terminei foi começar a escrever fanfics para trazer o personagem de volta. Foi graças à isso que voltei à escrever! Obrigada JK Rowling por matar meu personagem preferido! :) #SóQueNão


    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo