Nenhum livro é chato mas, tudo na vida é uma questão de gosto e pode acontecer de a história não se adequar ao seu.  

Às vezes nos encontramos lendo um mesmo livro há dias, semanas, meses... Meses? Sim, meses! E nada de chegar ao fim da história. Nesse meio tempo, você pode (ou não) ler outros livros mas o dito cujo continua lá, como uma leitura incompleta assombrando sua vida de leitor. Se você está com tempo de sobra e mesmo assim não sente vontade de pegar aquele belo livro e dar continuidade à leitura, eu sinto dizer mas...

O livro está chato.

Eu sei que você se recusa a acreditar que o livro não é tudo aquilo. Abandoná-lo então, só mesmo em último caso. Mas se você se identifica com três ou mais sinais desta lista, seu relacionamento com o livro em questão, está por um fio.


1º sinal: Meses? Sim, meses!


Cada um tem um ritmo de leitura e não é nenhum pecado ler devagar. Porém, quando um leitor demora demais para chegar ao final de um livro ou quando prefere frequentemente fazer outras coisas (internet, música, televisão...) a dar continuidade à história, quase sempre é sinal de que o livro não está agradando.   

2º sinal: Olha lá uma mosquinha. Que bonitinha...


Após alguns minutos de leitura, você se pega pensando em outros assuntos e precisa repetir várias vezes a leitura de um mesmo parágrafo. Isso acontece muitas vezes, mesmo quando o livro é bom. Mas se o livro estiver chato, a distração é maior e é preciso muita persistência para manter-se concentrado.


3º sinal: Você faz careta/cara de tédio durante a leitura

Você pode ter achado estranho mas saiba que este é um dos primeiros e principais sinais que você aponta para si mesmo quando não esta gostando de uma história. Enquanto estamos focados na leitura, relaxamos e nos expressamos naturalmente. Quando o livro não está agradando é muito comum fazermos careta ou aquela cara de decepção, sem nem mesmo percebermos. Por isso, escolha bem o livro que vai ler em público. rs



4º sinal: Esses personagens cairiam bem na arena dos Jogos Vorazes


Você odeia os personagens. A mocinha não conseguiu conquistar seu coração e o que você mais deseja é que todos (mocinhos e vilões) morram abraçadinhos.
Se os personagens do livro não te cativaram, ainda existem boas chances de você chegar ao final deste livro mas, provavelmente não o recomendará para outras pessoas. Se for uma série, é provável que você não leia os livros seguintes.


5º sinal: Você está com ele mas está pensando em outro


Às vezes a história é boa mas acaba não te agradando o suficiente porque, na verdade, a sua escolha é que está errada. Não há nada pior do que ler um livro só para "obedecer a lista"; "a fila". A leitura é uma forma de prazer e não de tortura. Se não era este o livro que você gostaria de estar lendo, a leitura não tem como ser prazerosa. Leitura é momento, você precisa se identificar com o que lê, por isso não escolha o livro, deixe que o livro te escolha.


6º sinal: Síndrome da Bela Adormecida


E se, por fim, sua prioridade é dormir ao invés de ler, então faça-me um favor: embrulhe logo este livro para presente, me envie e vá ser feliz.






Beijos da Lulu

Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

13 comentários:

  1. Hhahahahaha
    Ótimo post, adorei!!
    Realmente tem livros que não rola, o jeito é abandonar.
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    É bem isso mesmo, principalmente desejar que os personagens estivessem na arena de Jogos Vorazes!
    ;)

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu tava sofrendo esses sintomas enquanto estava lendo A Vidente, e ainda não terminei, kkkk. Estou seguindo seu blog, te espero lá no meu cantinho. Beijos.
    Minha Doce Estante

    ResponderExcluir
  4. Perfeito esse post!
    Senti quase todos os sintomas, mas não perco meses com um livro, quando não gosto, tento mais um pouco, se não der, abandono logo.
    Dormir, acontece até nos livros bons rsrsrs

    Dreams-in-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente, que postagem sensacional!! Ri muito aqui e fui me identificando em vários... O 6º sinal para mim então, que costumo ler mais à noite, foi tiro e queda. Mas sou persistente! Eu fico com muita pena de abandonar uma leitura, acho que embrulhar para presente só mesmo depois de ler tudinho! rs De novo, parabéns pela postagem super criativa, engraçada e muito ceeerta!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  6. hahahahahahaha

    Quando eu não consigo terminar uma leitura eu largo o livro! Ah não tenho paciência! rs
    mas eu já li um livro muito bom e demorei mais de um mês, era um livro do saramago e o motivo da demora foi a dificuldade da leitura, não a qualidade.
    Outro livro que demorei para ler foi o Laranja Mecânica, este foi mais difícil no começo, precisei de tempo para me acostumar com a linguagem "inventada" do autor, mas esse está na minha lista dos melhores! Ele é horrorshow!!!

    Ás vezes tempo de leitura é diferente de qualidade, o problema é quando não conseguimos NUNCA terminar a leitura por desinteresse...
    Amei o post viu! :)

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Te indiquei para um tag no meu blog! A tag é Livros + Emoções
    Ela vai sair hoje a noite.
    Espero que goste!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. kkkkk adorei!! São exatamente esses sinais que me fazem abandonar um livro. Alguns, como o caso de Orgulho e Preconceito, eu, um dia, ainda vou ler.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Só li verdades kk
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. UAHAHAHHA Estava passando por essas situações em um livro uns dias atrás. Hoje lembrei de marcar ele na minha lista de 'abandonei' no skoob. UEHEHEHEH :P
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. "Olha lá uma mosquinha. Que bonitinha..." eu ri!
    Pior que é bem assim mesmo, já passei por quase todos esses sinais, mas eu não fico muitos meses arrastando a leitura não, se não fluí eu logo passo para outro livro porque também acho que ler é uma forma de lazer e não tortura. :D
    Ótimo post, vc escreve de uma forma tão divertida!!

    ResponderExcluir
  12. Oi! ^^
    Adorei essa listinha também.
    Eu tenho que admitir que sou uma tartaruga pra ler. Gosto de ficar o máximo de tempo possível com um livro, mas quando começa a demorar demais realmente tem algo errado.


    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  13. "[...] então faça-me um favor: embrulhe logo este livro para presente, me envie e vá ser feliz." meu Deus, como eu ri com isso KSOPAKOPSKAOPKAS quase fui parar no chão!
    Nunca tinha parado pra pensar em todos esses sinais... só nos dois primeiros.
    Ótimo post! Adorei.

    Abracinhos.
    Blog Tea Desk

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo