Para quem não sabe (na verdade ninguém sabe, rs), a imensidão de spoilers não sinalizados que acabei lendo sobre esse livro formaram o nome do meu blog. O engraçado é que depois que li o livro, percebi que alguns spoilers nem eram verdadeiros. E os que eram verdadeiros não foram capazes de estragar a satisfação em ler uma série como esta!

Ao contrário de muitas pessoas, eu simplesmente amei esse desfecho! Achei todos os detalhes coerentes. Digo isso analisando a história como ela aconteceu e não o que eu gostaria que tivesse acontecido. É claro que existem muitos detalhes que poderiam ser diferentes de acordo com a vontade de cada um mas, na minha opinião, o final realmente não deixa nada a desejar.


Título: A Esperança (Trilogia Jogos Vorazes - livro 3 - final)
Título Original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Nº de Páginas: 424
Editora: Rocco
Ano: 2011
Nota: 5/5











É simplesmente muito complicado resenhar este livro sem liberar spoilers. Por isso resumirei minhas impressões ao máximo. Mesmo que você já saiba que eu não sou muito boa em resumos. rs

Eu não iria estranhar se o nome deste livro fosse "Às Cinzas", já que foi o que restou daquela fagulha acesa durante o episódio das amoras. Aqui presenciamos um cenário devastador, fruto da destruição causada pela Capital, em consequência da rebelião. Mas a luta ainda não acabou e a brutalidade é predominante neste livro. Se alguém quer justiça, terá que buscá-la com as próprias mãos. Com seus próprios arcos, flechas, bombas, asas...

"Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. Meu lar é o Distrito 12. Eu sou o Tordo. Eu derrubei a Capital. O presidente Snow me odeia (...)"  p.378

Incrivelmente a Katniss que encontramos neste livro está ainda mais determinada e corajosa sem perder uma de suas principais características: a sagacidade. Porém, esta não deixa de ser uma Katniss abalada por tantas perdas e pelo excesso de sofrimento a qual tem sido exposta nos últimos anos. Nenhuma maquiagem ou vestimenta perfeita desenhada por Cinna é capaz de restaurá-la por dentro. Katniss adquiriu cicatrizes que uma vida inteira não apagará. Mas mesmo que ainda existam feridas abertas, ela não deixará de lutar.

Saber que Peeta está em poder da Capital é um dos motivos para que Katniss se torne O Tordo desta revolução. Ela é o símbolo que estará presente nas batalhas e nos vídeos que serão exibidos clandestinamente durante as transmissões oficiais da Capital, encorajando os rebeldes a continuarem lutando.

Sempre simpatizei com o Peeta mas não morria de amores por ele. Neste livro, minha simpatia quase foi por água abaixo. Não gostei do Peeta que foi construído para a maior parte deste livro mas nas páginas finais, ele conseguiu me reconquistar.

Agora o estranho foi eu precisar ler três livros para só então descobrir que odeio o Gale. Por que raios Gale acha que precisa proteger  - fisicamente - a Katniss? Ele é muito prepotente. Ela sabe se defender sozinha. E provou isso para Panem e para o mundo inteiro, tá Gale?

Não consegui simpatizar com os novos personagens. Ainda bem que foram poucos pois a maioria foi apresentada nos livros anteriores. Infelizmente, nem todos chegaram vivos ao final da trilogia, o que achei uma pena, principalmente porque eu gostava d...não, deixa pra lá. rs

Esta foi uma trilogia que começou do jeito certo (muito certo!), teve sua ótima continuação e finalizou também no momento certo. Sentiremos falta da história e destes personagens que tanto nos marcaram. Mas me sinto grata porque, ao ver o imenso sucesso de Jogos Vorazes, ninguém tenha tido a "brilhante" ideia de estender a trilogia para uma série, permitindo que Suzanne Collins finalizasse seu trabalho como este merecia ser finalizado: no ápice.



Beijoo!
Lu


Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

5 comentários:

  1. Eu simplesmente amo essa Trilogia <3
    Aquele final eu amei, e o livro em si é ótimo...
    Ah eu fiquei com muita raiva do Gale no último livro, ele é muito INDECENTE kkkkkkkk, e amei o Peeta ainda mais do q nos livros anteriores. Foi um fim merecido, Só acho ;)
    Uma das melhores Leituras de 2013.

    Beijos!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você: para mim o final também foi muito bem trabalhado!
    Amo a trilogia e tenho amado cada filme que assisto.
    A única ressalva é que ficamos com uma baita ressaca literária após ler o último volume rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Eu ri muito com a sua resenha Lu!
    Como assim o Gale protege a Kat fisicamente?
    Não terminei ainda de ler a trilogia, agora vc me deixou muitooooo curiosa!
    Linda Resenha!

    PS: Resenha quentinha de Insurgente - Divergente - Livro 2 - Veronica Roth
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenhainsurgente-divergente-livro-2.html
    Passa lá e comento que RETRIBUO a visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a trilogia Jogos Vorazes, e também achei o desfecho ótimo. Mas, poxa, tadinho do Peeta, ele não ficou daquele jeito porque quis, não tem que culpar ele! haha. Eu até gostava do Gale no primeiro livro, mas a partir de Em Chamas eu parei de gostar. Ainda bem, porque imagina o nível de frustração que eu ficaria nesse livro?
    Adorei a tua resenha!
    Beijos,
    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito da trilogia, porém esse livro não me agradou tanto quanto os outros. Achei o começo super legal, havia toda uma especulação sobre o que iria acontecer, mas com o decorrer a história foi esfriando e teve alguns momento que achei meio chatinho.
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo