Título: Olho por Olho (Trilogia Olho por Olho - livro 1)
Título Original: Burn for Burn
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Nº de Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Avaliação: 3/5










Garotas crescidas não choram...Elas acertam as contas.

Olho por Olho se passa na Ilha Jar e é a típica história americana. Colégios onde quem não é popular é considerado estranho, líderes de torcida e bailes de formatura onde o casal escolhido, através de votação feita pelos demais alunos, recebe a coroação...

E no meio disso tudo encontramos nossas vingativas protagonistas: Kat, Mary e Lillia.
E ainda existem os personagens secundários que são fundamentais na história já que serão as vítimas da vingança. São eles: Rennie, Reeve e Alex.

Antigamente Kat, Rennie e Lillia eram melhores amigas. Até que uma briga boba entre Kat e Rennie desfez o trio. O que foi muito conveniente para a interesseira Rennie, já que ela se aproximou ainda mais de Lillia, a amiga rica.





Kat
Sua vingança é contra: Rennie
Personagem um tanto antissocial. Ex-amiga e atual inimiga de Rennie.
Além de romper a amizade, Rennie passou a espalhar mentiras por toda a escola envolvendo Kat e sua família. O que aumentou ainda mais o ódio de Kat.
Rennie a trata como se ela não fosse nada. E é dela que Kat quer se vingar.

Rennie é uma personagem insuportável e superficial. Até eu queria me vingar dessa nojenta.



Mary:
Sua vingança é contra: Reeve
Aos onze anos, Mary era uma criança gorda. Sua vida ia muito bem até Reeve passar a estudar na mesma escola que ela. Reeve fazia questão de cuspir comentários ácidos e preconceituosos contra Mary e passou a chamá-la apenas pelo apelido de "Big Easy" como se esse fosse o nome dela.
Por conta de um episódio entre os dois, Mary vai embora da ilha com sua família. Mas o mundo gira e agora Mary está de volta. Magra. E ela quer se vingar de Reeve. Mas não tanto assim...

Sinceramente, eu acho que Mary deveria ter colocado Reeve no lugar dele quebrando seus dentes, desde o início. Mas vamos considerar que quando ela sofreu Bullying, ela era apenas uma criança indefesa e meiga que fez de tudo para conquistar a amizade de Reeve para que ele finalmente parasse de chamá-la por aqueles apelidos. Mas Reeve é um imbecil mesmo e as investidas de Mary na amizade dos dois não deram certo.



Lillia:
Sua vingança é contra: Alex
Lillia e Alex fazem parte do mesmo grupinho popular que também inclui Reeve e Rennie.
Mas então ela descobre que durante uma festa na casa de Alex, ele dormiu com sua irmã Nádia, de apenas 14 anos. E é por isso que ela quer se vingar dele.

Alex é o personagem mais neutro de toda a situação e o único com quem eu simpatizei um pouco. Desde o início deu pra perceber que ele não merecia vingança nenhuma mas tudo bem, porque a vingança dele foi a mais bobinha também.




  • O livro prendeu minha atenção logo no início mas no decorrer da história não encontrei nada de extraordinário. Fiquei pensando..."tudo bem, elas acertam as contas mas será que são mesmo garotas crescidas?".
  • Com exceção da Kat que tem motivos pra dar uma boa lição na insuportável Rennie, as outras duas nem mesmo têm certeza se querem que suas vítimas paguem pelo que fizeram. 
  • As vinganças não são espetaculares. São meio bobas. :P
  • E pra fechar com chave de bronze, no final eu fiquei desanimada quando descobri que a Mary é praticamente a protagonista de um dos livros do Stephen King. 

Bjs, Luciana







Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

25 comentários:

  1. Nossa, eu estava interessa da por este livro, mas após a sua resenha, desanimei. Pelo que você diz, é apenas mais um livro para pré-adolescentes,certo? Sem muita coisa interessante.
    Adorei o seu blog,bjos

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não digo que seja para pré-adolescentes porque eu já to um pouco velhinha e existem muitos livros pré-adolescentes que me agradam. Mas o foco dessa história seria a vingança e no entanto, essa vingança é tão sem graça...
      Como a curiosidade é uma coisa das sombras negras, eu já quero ler o segundo livro. Quem sabe melhore... mas esse primeiro não convenceu.

      Beijoo, Nina :**

      Excluir
  2. Adorei a resenha, fiquei super interessada, gostei da dica :)

    Dá uma passadinha lá depois

    http://biankechanel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô doido pra ler este livro! Parece PLL, e fico só namorando ele na estante.
    Abraço,
    www.livroserabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que parece, Vinícius.
      Eu até ia citar isso mas como eu nunca assisti PLL, preferi ficar calada kkk
      Mas conheço a história de PLL por cima e lembrei bastante durante a leitura desse livro.
      Inclusive, esse livro daria uma boa série!

      Beijo

      Excluir
  4. Como a Mary é praticamente a protagonista de um dos livros do King? Não entendi rs Mas fiquei mega curiosa!
    E saber que as revanches são bobinhas me deu uma pre-gui-ça de ler o livro agora! Porque é muito coisa de colegial, sabe? Acaba que a leitura em si se torna boba. Espero estar enganada rs

    Beijos, beijos!
    Mell Ferraz

    http://www.literature-se.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria que você estivesse enganada mas você está completamente certa! rsrsrs

      Não entendeu sobre a protagonista do King mas ficou curiosa, né? Coisas que só quem ler Olho por Olho entenderá. MUAHAHAHA
      Foi um detalhe no final, que eu particularmente achei que não se encaixa nesse tipo de história.
      Nao posso falar porque é spoiler. rs
      Beijoo

      Excluir
  5. Quero ler!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  6. Está na lista das minhas próximas leituras. Adorei a sua resenha, já tem um tempo que eu tava curioso sobre esse livro, pena que você não gostou muito, vou lê-lo sem expectativas agora, quem sabe eu não acabo me surpreendendo. Me pareceu bem PLL, e como eu gosto bastante da série, acho que vou gostar do livro.
    Bjs
    http://www.umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não gostei muito porque achei que as vinganças poderiam ser mais...hum...vingativas. hahaha
      Eu gosto de ver sangue! (6)
      Quer dizer, teve sangue...
      Ai não, não posso falar!!!
      rsrsrsrs

      É bem PLL sim, Felipe. Espero que voce goste do livro.
      De qualquer forma eu vou ler Dente por Dente. É impossível não ficar curioso para o que vem depois.

      Bjs

      Excluir
  7. Gostei da resenha
    Eu peguei Dente por Dente sem saber que era continuação desse

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ruim, Angela.
      Mas pensando pelo lado bom, quando voce conseguir Olho por Olho, não vai precisar esperar nadinha pela sequência. rsrsrs
      Bjks

      Excluir
  8. Adorei sua resenha e gosto muito do seu blog! Acho legal essas histórias tipicamente americanas, mas é pena uma história começar te prendendo e depois perder essa graça. Mas a dica é bacana!
    Beijos, Lery. :)
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lery!

      Bom, as únicas culpadas por ter perdido a graça foram as 'vinganças'. Mas a história tem tudo pra ser legal.
      Ou tinha...
      Porque depois do episódio do Stephen King, eu não sei se essa história tem mais solução. hahaha
      Pelo menos pra mim. :S

      Bjks

      Excluir
  9. Oi!
    Gostei da resenha!
    Eu meio que me decepcionei com esse livro. Achei ele muito teen.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      O livro é bem teen mesmo, Mandy.
      Bjks

      Excluir
  10. Haha, a Mary é mesmo uma personagem do Stephen, que nem aconteceu com a Lena, de Dezesseis Luas! Eu não me decepcionei desse livro porque não esperava muito, esperava o que foi: um livro bobo sobre meninas que querem se vingar usando meios superficiais (?), enfim, adorei sua resenha e a Mary sofre muito, acho que foi o que eu mais gostei do livro, como o sofrimento dela foi retratado. Já tô seguindo o seu blog, adoraria se você pudesse visitar o meu e se gostar seguir!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah bom, ainda bem que voce explicou. Quase pensei que o que voce mais tinha gostado no livro, era o sofrimento da Mary. Seu mau! hahahaha

      Engraçado que eu também nao tinha absolutamente nenhuma expectativa pra esse livro. Mas quando se diz "vingança" é pra ser uma coisa má, não é?
      Pelos menos minhas vinganças mentais são muito mais cruéis. MUAHAHAHAHA

      Beijoo

      Excluir
  11. Oii!!!
    Hum, acho que não me interessei pelo livro... Além de ser clichê demais, esse último golpe sobre a Mary me deixou desanimada... faltou criatividade rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya
      Faltou mesmo criatividade.
      Tentaram adicionar um detalhe que não funcionou muito bem. rs
      Bjs

      Excluir
  12. Oi! Adorei o blog. Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabelle.
      Seguindo seu blog também.
      Bjs

      Excluir
  13. Esse livro estava nos meus desejados hahaha Agora desanimei :c
    Eu achei que as vinganças fossem ser espetacularesss mas como você disse que são bobinhas, minhas expectativas foram por agua abaixo.
    Beijinhos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo