Título: Delírio (Trilogia Delírio - Livro 1)
Título Original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Nº de Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Nota: 5/5








Resumo do livro: O foco principal da trilogia Delírio é o amor. Só que nesta distopia, o amor é uma doença denominada Amor Deliria Nervosa. Cientistas descobriram a cura e ao completar dezoito anos, todos os cidadãos devem passar pela intervenção.

"Os curados, incapazes de desejos intensos, estão, portanto, livres de dores tanto recordadas quanto futuras." ("Após a intervenção, Shhh, p.132.")  p. 49

A história se passa na cidade de Portland, onde a protagonista Lena, de 17 anos, vive com os tios e primas. O passado de Lena é assombrado pela doença. Mesmo após passar pela intervenção, sua mãe não conseguiu ser curada e acabou se suicidando. Lena sente saudades dela e tem pesadelos onde a mãe se joga de um precipício. Mas isto está prestes a acabar pois daqui a 93 dias, no dia de seu aniversário, ela passará pela intervenção e estará finalmente curada.

Há cinquenta anos, o governo fechou as fronteiras dos Estados Unidos, que hoje são constantemente guardadas por militares. Ninguém pode entrar. Ninguém pode sair. p.39

Aqueles que se recusam a passar pela intervenção são denominados simpatizantes ou resistentes. Estas pessoas são levadas à força para que sejam submetidas ao procedimento e por isto, muitas vezes os resistentes acabam fugindo para a Selva. O Governo se refere aos fugitivos como "Inválidos" pois quando fogem automaticamente têm seu número de registro de cidadão invalidado. E uma vez que foram invalidados, nunca mais poderão voltar para casa ou para a cidade. Estão fadados a morrer de fome e sozinhos na Selva.

Mesmo Hana, melhor amiga de Lena, da a entender que não tem tanta certeza de que a cura é o caminho para a felicidade, o que deixa Lena chocada. Ela não pode permitir que Hana vá contra os princípios governamentais. Lena sabe que a cura é a única forma de ter uma vida perfeita longe de quaisquer sentimentos e portanto, livre de angústias ou dores emocionais.

Em uma de suas corridas rotineiras ao lado de Hana, Lena conhece Alex, um guarda que trabalha no laboratório onde as intervenções são feitas. Ela tem certeza de já tê-lo visto antes, fato que Alex não nega mas também não confirma. Ele possui a cicatriz de três pontas que todos os curados possuem atrás da orelha. Algo em Alex a atrai. E é recíproco. Eles passam a se encontrar as escondidas até que o inevitável acontece... Lena é infectada.




Minha opinião: 
Gostei demais desse livro!
Posso dizer que se existiu algo que me incomodou em Delírio, foi a protagonista. Pois é, Lena é meio chatinha. Ela tem sensações muito intensas. Qualquer situação que signifique o mínimo de perigo já lhe dá náuseas, tonturas, dores de cabeça e ela vai vomitar. Gente, essa menina é muito mole.

Hana, a melhor amiga, é mais corajosa que Lena. até eu
Hana não se opõe à intervenção mas também não concorda totalmente com ela. Ela quer descobrir se o mundo antes do Deliria era mesmo tão ruim. Antes de ser curada, Hana quer viver o "proibido".

Alex... ai ai.. rs
Eu me apaixonei por ele. Alex é aquele personagem que surge nos momentos em que mais se precisa dele. Ele não foge, ele luta. Sua sensibilidade e seus medos foram construídos na medida certa. Ele é muito protetor e usa sua coragem para permanecer ao lado de Lena independente da situação que precise enfrentar. Os encontros entre Lena e Alex, por serem proibidos, trazem um ar de ação e suspense ao leitor. E eu adoro isso.

A melhor parte, sem dúvida é o final! Que ironicamente também é a pior parte já que Lauren Oliver utilizou um super CliffHanger para finalizar Delírio deixando as principais questões em aberto, enquanto o leitor está se corroendo de curiosidade, de forma que fica impossível não ler Pandemônio.

O Blog Sem Spoiler adverte: Você poderá ser infectado pelo Deliria ao ler este livro.



Bjs, Luciana




Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

23 comentários:

  1. Dessa autora eu já li Antes que eu vá, achei que fosse ser melhor, mas não foi.
    Fico com um pé atrás com essa distopia porque me pareceu um pouco genérica e nada original, mas se o livro cair em minhas mãos leio com certeza!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li Antes que eu vá e achei quase todo o livro monótono mas a autora me conquistou nos capítulos finais.
      A Lauren Oliver tem dessas, de conquistar o leitor nos capítulos finais.. rs
      Bjs

      Excluir
  2. Ah eu quero ler esse Livro :)
    Adorei a resenha, nunca li nada da autora mais parece ser muito bom esse Livro, e o tema é diferente né?! Erradicar o Amor, interessante. Enfim, se algum dia eu tiver a oportunidade não vou pensar 2 vezes e vou ler rsrs
    Beijos
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim Taty.
      É muito bom!
      Mas já vá preparando os nervinhos para os cliffhangers que a Lauren Oliver joga.
      Essa mulher quer matar os leitores dela do coração, não é possível! E isso não faz sentido nenhum porque se os leitores morrerem, quem vai ler os livros dela? rsrs
      Bjs

      Excluir
  3. Eu acho que sou uma das únicas que não gostou muito desse livro! Haha Não sei se eu não estava no melhor momento pra ler, ou outra coisa.. Mas achei uma leitura meio cansativa! A premissa do livro é muito legal, mas a escrita da Lauren é muito detalhista, não sei.
    Mas confesso, o final foi de matar! hahaha

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, gostei tanto de Delírio.
      Tenho um pé atrás com romance porque eu não sou muito chegada a melação. Mas adorei essa história. E eu não achei parado, nem cansativo. Mas como voce disse, leitura vai do momento e do gosto de cada um mesmo. Não tem jeito.
      Bjks :*

      Excluir
  4. Preciso ler essa série! *-*
    Já vi tantas resenhas positivas sobre ele, que não sei porque ainda não comprei. u_u
    A capa é linda, aliás. <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mulher. Não comprou ainda por quê? hahaha
      Leia, sim. *-*
      Espero que voce goste.
      Bjs

      Excluir
  5. Adorei a sua resenha, não conhecia esse livro, mas acho que vou ler :3
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito, Carla.
      E espero que voce goste também.
      Beijoo :*

      Excluir
  6. Gatas! O livro do Book Tour chegou preciso urgente de vocês do endereço completo, nome completo, email, nome do blog e endereço (link), por favor me mandem por email. Para mim mandar para o Ricardo!
    O Book Tour Começo!
    Email: paula.juliana2611@gmail.com
    Beijos Flores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coluna: Flor é sobre nosso livro do book tour: olha e comenta lá: http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/li-ate-pagina-100-garota-das-cicatrizes.html

      s2

      Excluir
  7. Eu tinha me interessado pela capa do livro mas não sabia que o assunto principal do livro era o ''amor''. Sinceramente? Quero ter-lo o mais rápido possível. Amo distopias, e o assunto proibido é amor ? Perfeito .
    Um ponto que me deixou com um pé atras é o fato da protagonista. Estou farta de protagonistas chatinha, moles, indefesas. Isso cansa !!!
    Mas darei a chance ao livro...

    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Yasmim, eu também já cansei dessas mocinhas molengas.
      Mas não se deixe abalar por isso.
      Foque no Alex. Ele merece a sua atenção. rs
      Mas ve se não fica muito atenta também, porque eu tenho ciúmes dele. Eu gosto muito do Alex. rs
      Beijoo

      Excluir
  8. Amei, parece ser ótimo! :)

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é, Raquel.
      Leia e volte aqui pra me contar o que achou. :)
      Beijoo

      Excluir
  9. Tenho muita vontade de ler esse livro
    Amo distopias e esse livro me chama muita atenção
    Falam super bem

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima distopia, Angela.
      Um tema bem diferente e atraente. Leia, sim.
      Beijoo :*

      Excluir
  10. Assim, eu adorei o livro e realmente Lena é um porre!
    Acho a escrita da autora uma super poesia e me deliciei vendo o relacionamento de Lena crescer a medida que ela se aproximava de Alex. Mas acho que todo meu amor por Delírio se perdeu em algum lugar de Pandemônio. kkkkkkkkk
    Quero ver como essa autora vai finalizar essa história!

    bjus
    http://terradecarol.blogspot.com.br/2013/11/resenha-de-menino-de-ouro-abigail.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Deve ter sido no mesmo lugar onde eu larguei minha esperança de reencontrar o Alex!
      Esse Lauren Oliver acaba com o leitor viu!
      Bjoo :*

      Excluir
  11. Amei a resenha!
    Esse é o livro que está no topo da minha lista de desejados, amo distopias e a história dessa me atraiu muito! E sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler! Já tinham me falado o quanto a Lena era mole então vou ler preparada para não me irritar tanto, hahaha!
    Bjss.
    Kami
    gostoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iiiiissoo!! O bom é já ir com uma armadura anti-Lena-molenga.
      Assim voce nao passa nervoso.
      Espero que voce goste do livro, viu?
      Beijoo
      :*

      Excluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo