Originalmente postado no blog Cheirinho do Livro em 29/07/2013.


Na verdade eu não classifico este 'texto' como uma resenha. É apenas um texto mesmo, a respeito das minhas impressões sobre o livro. Quando eu li este livro, eu fiquei muito emocionada e impressionada com a coragem do Will. Eu precisava escrever sobre ele.

Como da pra perceber, sou contra Spoilers. Mas quando o spoiler está bem sinalizado, eu perdoo. Então espero que me perdoem por postar spoilers no Sem Spoiler. rs



Título: Como eu era antes de você
Título Original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Nº de Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Nota: 5/5






"Um livro magistral, com personagens carismáticos, verossímeis e absolutamente convincentes. Lou e Will vão conquistar o coração dos leitores como fizeram Emma e Dex, de Um Dia"
 (The Independent)






Meu livro favorito era "Um Dia" mas antes mesmo de terminar essa leitura, eu já sabia que este seria um dos meus livros favoritos FOR-EVER! E agora, já tendo terminado de ler, posso dizer...Foi nocaute!

Decidi que minha próxima leitura seria algo que pudesse me cativar. E este livro, nem de longe seria uma opção. A capa é linda e delicada mas a sinopse te desanima um pouco no sentido de que não parece ser mais do que uma singela história de amor, como outra qualquer. Mas então, nem sei por que, resolvi que seria ele.
Mas que SORTE ter a oportunidade de conhecer uma história como essa! Com personagens absolutamente bem estruturados e críveis. Dramas reais, sentimentos tão transparentes! É o tipo de situação que você sabe que pode estar acontecendo de verdade em algum lugar do mundo. Esse é o tipo de leitura que me pega de jeito!

Fui fisgada! O livro me jogou em uma situação à qual eu nunca me imaginei e eu vivi a história.
A sensação que eu tive ao longo da leitura desse livro é indescritível. Desde o início, toda a história me tocou profundamente. Eu gostei do jeito como começa, eu gostei dos personagens, eu me identifiquei com a Lou em diversos aspectos sobretudo no modo de viver a vida. Tão afogada na dura realidade que se esqueceu de sonhar...
Torci, sorri, tive esperança, confiei no potencial da Lou e chorei... Nossa, eu chorei MUITO!!



Gosto de emendar uma leitura na outra, mas dessa vez não consegui. Essa história me afetou de tal modo que nenhuma outra conseguiu me afetar. Faz algumas horas que terminei de ler e ainda não me recuperei. Algo me diz que vou viver essa depressão por mais alguns dias.
Foi tão impactante que eu ainda nem consegui reclamar dos diversos erros de ortografia que encontrei no livro. E olha que essa é uma coisa que me incomoda em um livro, hein?



Enfim, uma coisa é certa, eu vou reler esse livro. Mas primeiro eu preciso me recuperar emocionalmente.
[UPDATE em 11/11/2013: Já estou pronta pra ler de novo! o/]

Só pra constar, "Um Dia" e "Como Eu Era Antes de Você" são histórias diferentes que despertaram sentimentos diferentes em mim. Eu ainda amo "Emma e Dex". Espero que eles não fiquem com ciúmes. Mas que foi nocaute, foi...rs

E recomendo mil vezes! Leia porque...



Bjs, Luciana


Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

25 comentários:

  1. Eu me senti "nocauteada" da mesma forma.
    Chorei litros!
    A Lou e o Will estão no meu coração, é o tipo de livro que quando lemos, não dá pra esquecer nunca!
    Bjo
    Néury
    http://entreversoseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Néury! Não da pra esquecer nunca! *----*

      Excluir
  2. Caraca porque não li ess elivro ainda?? Porque!
    Tenho 100% de certeza que vou chorar
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!! Por que não leu ainda???
      E eu também tenho certeza que voce vai chorar rsrsrs
      Beijoo

      Excluir
  3. Oi Flor!
    Indiquei Vc numa Tag no meu Blog!
    Tag - Desafio 30 Dias - Séries Literárias!
    Vou Participar dessa Tag, achei muito Divertida. O negocio é o seguinte, a Tag consta em Responder essas questões durante 30 Dias indicando a sua opinião sobre as Séries Literárias! A cada Dia respondido a pessoa deve indicar cinco Blogs Literários (e avisar eles!) para responder a Tag.
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/tag-desafio-30-dias-series-literarias_12.html
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula.
      Em breve responderei.
      Beijoo :*

      Excluir
  4. Adorei sua resenha, acho que vou ler esse livro.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já preparou os lencinhos de papel? hihihih

      Beijoo

      Excluir
  5. Olá Luciana ,
    espero que você já tenha se recuperado do ''nocaute''. Me senti assim mesmo quando terminei de ler o livro. Acho que nem a maior ferida exposta em qualquer parte do meu corpo doeu como quando terminei de ler esse livro.
    É brilhante, é perfeito, é maravilhoso Como eu era antes de você e vou levar o ensinamento dele pro resto da vida.

    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me senti assim também, Yasmin. Mas siiim, eu me recuperei. o/

      E já to com vontade de ler o livro de novo. Pessoa que gosta de se sentir depressiva, né? hahaha

      Beijoo

      Excluir
  6. Gente, uma galera falando desse livro e eu simplesmente boiando! hahahha
    Sério que um dia é seu preferido? Vi uma galera falando que era massante, cansativo... e acabei desistindo!
    Vou comprar ele, gostei super do filme. Sempre quis o livro e tinha medo de ir ler!

    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, eu entendo que Um Dia pode ser cansativo mesmo. Como a história é contada no decorrer de 20 anos, alguns capítulos podem ser monótonos. Mas como eu me identifiquei muito com o livro, eu gostei logo de cara. Pra mim, foi daqueles livros que voce gosta do início ao fim.
      A história é boa, não é ruim!! Eu fico com dó de ver que algumas pessoas abandonam porque o final é inesperado, para quem não viu o filme. Se voce abandona, voce nunca vai chegar a esses capítulos finais, que são os melhores.

      Pode ler. Quando tiver massante, para, respira e depois volta. hahahaha

      Beijoo!

      Excluir
  7. Nossa, deu até vontade de sair correndo pra uma livraria, comprar e começar a ler! UAU!
    Parece ser incrível. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, esse livro é incrível mesmo!
      Ele traz questões que conseguem fazer voce pensar pelo lado do personagem. Voce vive a história!
      Esse livro é o primeiro que eu recomendo pra qualquer pessoa!
      Beijoo

      Excluir
  8. Oi Luciana, adorei a sua resenha! Ainda não li nenhum dos dois livros citados na sua resenha.
    Morro de vontade mesmo é ler Como eu era antes de você, do que Um Dia, mas pretendo ler os dois.
    Beijoos ;**

    leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo demais Como eu era antes de você. Um Dia é meu livro preferido, mas não costumo recomendar porque eu acho que pra gostar dele, a pessoa precisa mesmo se identificar pelo menos um pouco com a história. Caso contrário, a pessoa pode chegar até a abandonar o livro por não gostar dos personagens e não se ver acompanhando a história pelo decorrer dos 20 anos.

      Excluir
  9. É impressionante o quanto as pessoas se apaixonam por este livro, eu simplesmente não vejo ninguém criticar....em pensar que ainda não li e nem consegui comprar o meu exemplar, sniff.....hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2013/11/sorteio-de-uma-filmadoracamera.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é um livro muito cativante, Vanessa. Voce passa tanto tempo pensando nas questões que ele aborda, ele mexe tanto com o lado emocional que voce até deixa de lado qualquer possível crítica.

      Eu encontrei muitos erros de ortografia. Isso é uma coisa que me incomoda nos livros. Eu acho que existem pessoas especializadas em consertar estes erros e deixar passar um ou outro errinho acontece, mas tantos erros como eu vi nesse livro... é triste. Mesmo assim, foi a última coisa que eu pensei quando resolvi escrever sobre o livro. O lado emocional fala muito mais alto do que o racional.

      Beijoo

      Excluir
  10. Ótima resenha, minha querida Luciana! Parabéns!! :)
    Ah, seu blog está cada dia mais lindo e em rápida ascensão, hein?!! Parabéns!!
    Beijos!!
    Maria Izabel Gomes Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--------*
      Obrigada Izabel!
      Em breve será a resenha do seu. Que já até comecei a preparar. ;)

      Pois é, estou cuidando direitinho deste meu filho, pra ele crescer bastante. haha

      Bjss

      Excluir
  11. Uau Luciana!!!
    Só de ler sua resenha fiquei meio emocionada, aquela tal carta não sai da minha cabeça, e to vendo que vou ter que demorar mais um pouquinho para começar a leitura, por que pelo que você descreveu, vou ficar uns dias de ressaca Literária.
    Amei, Amei sua resenha.
    Beijos, Taty Assis
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei feliz que voce gostou da resenha. E pelo jeito voce se emociona mais fácil do que eu. Sendo assim, eu acho que voce vai ficar com uma baita ressaca mesmo. Quando eu li esse livro eu fiquei mal. Toda vez que eu pegava eu ficava deprimida. Falei isso pro meu pai e ele me perguntou por que eu continuava a ler se me deixava deprimida. rs
      Pais, não entendem mesmo... tsc tsc
      kkk

      E agora, de tanto falar do livro, já to querendo ler de novo. E o pior é que ele ta ali olhando pra mim e tentando me seduzir. Que coisa, viu! haha

      Bjs

      Excluir

  12. Oi Luciana, adorei a sua resenha, e esse livro também mexeu muito comigo, é uma daquelas história que é impossível não se envolver e muito menos esquecer. E confesso que pra mim mesmo depois de acabar o livro foi muito difícil separar o livro da realidade.
    É uma história que eu sei que vou levar sempre comigo...

    Beijos.

    http://fascinadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é impossível não se envolver!
      Essa história me deixou com depressão pós livro. rs
      Fui mesmo nocauteada!
      Bjs

      Excluir
  13. Amei sua resenha! Acho que você soube expressar muito bem o que esse livro causa na gente, os sentimentos que despertam e tudo... Senti e achei o mesmo que você. E foi minha maior ressaca literária. Precisei de um tempo pra conseguir ler outro livro. E "um dia" também foi outro livro que me marcou. Não me deixou com ressaca, mas de todas as histórias que já li, é a que eu mais me identifico. "Dex e Em. Em e Dex" haha Eles têm um lugarzinho especial no meu coração e sempre terão.
    Mar
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo